Criança x tecnologia

Um caso me chamou muito a atenção por essas semanas: Um primo meu, que tem seis anos, foi passar o dia em casa porque era aniversário da minha irmã, de mesma idade. Ao longo do dia, ele insistia para ir embora, não importava o que se fizesse. Dissemos a ele que o levaríamos após os parabéns, mas passadas as horas, acabou que atrasou e ele voltou a pedir para ir embora. Questionado por qual motivo queria ir embora, a resposta foi: “Quero jogar videogame”. Isso me fez pensar no tipo de geração em que estamos vivendo, condicionada a vida tecnológica. Pensamos numa criança que abre mão de estar com outras crianças, brincando, se divertindo, para ir pra casa jogar vídeogame, não é no mínimo estranho?

Por isso, fui pesquisar sobre crianças x tecnologia e a grande parte do que li foi mostrando, de forma negativa, como a criança interage com o mundo virtual. As pesquisas apontam que tempo demais na frente de aparelhos tecnológicos prejudica a criança socialmente, emocionalmente e até sua saúde física. Segundo um estudo feito pela Universidade de Oregon, crianças entre quatro e seis anos tem a vida social prejudicada por conta do uso excessivo do computador, pois passam a ter menos prática social. Quando a criança não é aceita num grupo social, na pré-escola/jardim de infância, sofrem conseqüências em suas relações durante a vida, tendo problemas de aceitação por um longo período, afirmou o pesquisador Theodore E. Gardner. A pesquisa foi realizada com mães de 120 crianças. As que passavam menos tempo no computador usavam em cerca de 5 horas por semana. E as que passavam mais tempo, usavam em cerca de 19 horas por semana.

Anúncios

4 Respostas para “Criança x tecnologia

  1. É realmente triste ver que essas crianças estão praticamente perdendo sua infância em frente a videogames e computadores. Não serei hipócrita e dizer que não fiz/faço isso, mas acho que principalmente na infância o que desenvolve realmente é o convívio social, as brincadeiras. Apesar de videogames terem jogos que estimulam raciocínio e lógica, devem ser utilizados com moderação por todos, inclusive por crianças.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s